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Uma dieta saudável e um estilo de vida são a melhor receita para um coração forte e prevenir doenças cardiovasculares. 

Pequenas mudanças em seu estilo de vida podem se somar e fazer você viver mais tempo e com mais saúde. 

Muitos de meus pacientes já sabem o que fazer, e realmente fazer essas mudanças positivas em seu estilo de vida não é tão difícil quanto você pensa. 

Além disso, é importante também ter uma boa noite de sono, manter um peso ideal e adicionar suplementos que ajudam a curar e prevenir doenças do coração.

Abaixo, listo cinco dicas para quem deseja ter um coração forte. Confira!

#1. Mexa-se

Durante os exercícios, a demanda do corpo por oxigênio e nutrientes aumenta, tornando o coração mais forte e mais rápido. 

Com o tempo, esse trabalho extra faz com que o coração fique maior e mais forte, assim como qualquer outro músculo. 

Apesar dos claros benefícios de um estilo de vida ativo, muitas pessoas lutam para encaixar os 30 minutos de atividade recomendados por dia em sua rotina diária. 

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#2. Perder peso

Embora os exercícios sejam bons para o coração, carregar o excesso de peso torna o coração mais forte apenas para funcionar normalmente, causando um aumento na pressão arterial. 

É importante saber qual é o seu peso saudável e tentar ajustar seu estilo de vida e dieta para alcançá-lo. 

O IMC é uma métrica eficaz para determinar sua faixa de peso saudável e um padrão recomendado pelos médicos para a maioria da população. 

#3. Tenha uma boa noite de sono

O adulto médio requer entre sete a nove horas de sono por noite. No entanto, muitas pessoas não conseguem atingir o nível recomendado de descanso diário. 

A qualidade, assim como a quantidade de sono, é importante para a manutenção de uma saúde cardíaca saudável, pois durante o sono o coração passa por processos de reparo e fortalecimento para mantê-lo forte. 

Além disso, é importante equilibrar um estilo de vida ativo com descanso suficiente. Para melhorar a qualidade do seu sono, muitos se beneficiariam com uma regra simples de dispensar as telas de celular e TV antes de dormir. 

A luz azul emitida por telas eletrônicas suprime a liberação de melatonina, um hormônio indutor do sono. 

#4. Adote uma dieta saudável para o coração

Um coração forte requer uma dieta saudável repleta de nutrientes para reduzir os níveis de colesterol e prevenir o bloqueio das artérias. 

As principais características de uma dieta saudável para o coração são os altos níveis de antioxidantes, ômega 3 e magnésio combinados com açúcar e sal limitados. 

Por exemplo, adicionar alimentos ricos em magnésio, como espinafre, nozes e algumas sementes às refeições fornecerá magnésio adicional, o mineral mais importante para o coração. 

Ou seja, os alimentos ultraprocessados geralmente contêm altos níveis de sal, tornando as refeições caseiras uma escolha mais inteligente e saudável. 

Os pratos à base de peixe são ricos em ácidos graxos ômega 3, que ajudam a diminuir os níveis de colesterol e, portanto, reduzem o risco de desenvolver uma artéria obstruída. 

#5. Use suplementos

E por fim, o uso de suplementos é uma forma excelente de tornar o coração forte, ao mesmo  tempo que previne e cura doenças cardiovasculares.

Há inúmeros deles disponíveis e quem me acompanha já sabe que sempre falo sobre a importância da suplementação.

Por exemplo, quando utilizamos um medicamento para hipertensão, apenas uma pequena parte de todas as substâncias contidas nele, realmente serão absorvidas pelo nosso corpo para aliviar o problema.

Todo o resto dessas substâncias que não servem para nada, se acumulará no nosso corpo e se tornará toxinas, que eventualmente se transformam em novas doenças e patologias.

Com os suplementos, o efeito é totalmente contrário. Além do organismo absorver uma quantidade absurdamente maior das substâncias contidas para tratar o sintoma em questão, a parte que não foi absorvida irá beneficiar outras partes do corpo.

Então um suplemento para hipertensão não só resolverá a hipertensão, como também ajudará a ansiedade, estresse, insônia, e deixará seu coração forte.

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Cuide do seu coração

Como fica claro, ter um coração forte envolve principalmente a mudança do estilo de vida, aliada a uma boa suplementação.

Portanto, espero que tenha gostado das dicas para ter um coração forte e, para conhecer mais sobre mitos e verdades sobre o coração, confira o e-book que preparei sobre o tema clicando no botão abaixo!