You are currently viewing Beber água pode prevenir a insuficiência cardíaca

Você sabia que beber oito copos de água por dia pode reduzir o risco de insuficiência cardíaca 25 anos depois? É o que comprova um estudo publicado ano passado.

Ou seja, já sabemos que manter uma hidratação é fundamental para o bom funcionamento do corpo. E agora evidências científicas também comprovam que é eficaz contra a insuficiência cardíaca.

Vale destacar que a Insuficiência cardíaca é uma das principais causas de mortalidade e morbidade no mundo. No Brasil, a prevalência é de aproximadamente 2 milhões de pacientes, e sua incidência é de aproximadamente 240 mil novos casos por ano.

Ou seja, uma forma de evitar esse alto número de casos todos os anos é bastante simples. E é sobre isso que detalho no artigo que preparei abaixo. Vamos conferir?

Água e insuficiência cardíaca

O novo estudo foi apresentado agosto de 2021, durante o Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia 2021. Nele os pesquisadores sugeriram que manter uma boa hidratação pode retardar ou até prevenir alterações dentro do coração que levam à insuficiência cardíaca.

A explicação está relacionada ao sódio presente na água. O nível de sódio sérico é uma medida da quantidade de sódio do seu corpo — quanto mais hidratado você estiver, menor será o seu sódio sérico. 

Segundo os autores, quando as pessoas bebem menos líquidos e a concentração de sódio sérico aumenta, o corpo tenta conservar água, o que ativa processos conhecidos por contribuir para o desenvolvimento da doença.

A insuficiência cardíaca é quando o coração não está bombeando como deveria. Quando uma pessoa tem insuficiência cardíaca, as células do corpo não recebem sangue suficiente, o que pode causar fadiga e falta de ar.

Leia também::: Carne grelhada em excesso pode fazer mal ao coração?

A pesquisa

Para determinar se a hidratação (medida pelo nível de sódio sérico no corpo) poderia ser um preditor de insuficiência cardíaca aos 25 anos, os pesquisadores analisaram 15.972 pessoas com idades entre 44 e 66 anos. Os participantes foram avaliados ao longo de cinco visitas até a idade de 70 a 90 anos.

Os indivíduos foram colocados em um dos quatro grupos de acordo com seu nível médio de concentração sérica de sódio, que foi baseado em duas visitas durante os primeiros três anos do estudo: 135 a 139,5, 140 a 141,5, 142 a 143,5 e 144 a 146 milimoles por litro (mmol/L). 

Para cada grupo de sódio, os pesquisadores analisaram a proporção de pessoas que desenvolveram insuficiência cardíaca e hipertrofia ventricular esquerda na visita cinco (25 anos depois). O ventrículo esquerdo é a principal câmara de bombeamento do coração, e quando as paredes da câmara ficam mais espessas (chamado de hipertrofia) pode ser um precursor para um diagnóstico de insuficiência cardíaca.

Após o controle de fatores que podem contribuir para a insuficiência cardíaca, como idade, pressão arterial, índice de massa corporal (IMC) e tabagismo, a concentração sérica de sódio mais alta na meia-idade foi associada tanto à insuficiência cardíaca quanto à hipertrofia ventricular esquerda.

Cada aumento de 1 mmol/L na concentração sérica de sódio foi associado a um aumento de 20% no risco de desenvolver hipertrofia ventricular esquerda e de 11% no risco de insuficiência cardíaca, 25 anos depois.

Leia também::: Benefícios da vitamina E para a saúde do coração

Quanta água beber?

Então, quanto líquido homens e mulheres de meia-idade devem beber diariamente para proteger seus corações?

As recomendações variam, mas o ideal é consumir ao menos 35 ml de água por quilo corporal. Por exemplo, se você tiver 70 quilos, deverá beber ao menos 2,450 litros de água por dia.

Por isso, mantenha sempre uma garrafinha de água ao lado da mesa, e vá se hidratando constantemente. E mais, não espere ter sede para beber água: esse já é o primeiro sinal de desidratação.

Espero que tenha compreendido a importância da água na prevenção da insuficiência cardíaca e, para mais dicas e muita informação sobre Saúde do Coração, se inscreva também no meu canal do Youtube!

E lembre-se: NÃO BRINQUE COM SEU CORAÇÃO! ♥