You are currently viewing Sabia que a Banaba Leaf é boa para sua saúde cardiovascular?

Já ouviram falar na Banaba Leaf? Este suplemento, ainda pouco conhecido no Brasil, possui excelentes propriedades medicinais e que ajudam inclusive na saúde cardiovascular.

No Brasil ele pode ser encontrado na forma de suplemento, e sua indicação é feita por profissionais da área da saúde com o conhecimento necessário. De qualquer forma, suas propriedades agem em várias partes do corpo e é usada há séculos na Ásia.

Para falar mais sobre este suplemento, e como ele é bom para a saúde cardiovascular, preparei o artigo abaixo. Confira!

O que é a Banaba Leaf?

A Banaba Leaf, ou Lagerstroemia speciosa, é uma árvore nativa do sudeste asiático tropical. Ela é amplamente distribuída na Índia, Malásia e Filipinas, onde é conhecida como Jarul, Pride of India ou Giant Crape Myrtle.

Quase todas as partes da árvore oferecem propriedades medicinais. Por exemplo, a casca é frequentemente usada para tratar a diarreia, enquanto acredita-se que seus extratos de raízes e frutas tenham um efeito analgésico.

As folhas contêm compostos benéficos, dos quais se destacam o ácido corosólico e o ácido elágico. 

Além de suas propriedades antidiabéticas, as folhas de banaba oferecem benefícios à saúde, como efeitos antioxidantes, redutores de colesterol e anti-obesidade.

Quais são os ingredientes ativos do banaba?

As folhas contêm 40 compostos benéficos, com especial destaque para os fitoquímicos, que são os ingredientes ativos da banaba leaf.

O principal fitoquímico da banaba é o ácido corosólico. Este é um tipo de triterpeno pentacíclico que demonstrou em estudos ter propriedades anti-inflamatórias.

Outros fitoquímicos na banaba incluem elagitaninos, ácido gálico e ácido elágico, que apresentam atividade antioxidante e antiadipogênica, além de potencial para prevenção do câncer.

Leia também::: Benefícios da quercetina para o coração

Benefícios da banaba leaf

Como mencionei, a banaba leaf possui diversos benefícios para a saúde. Entre os principais, estão:

Gerenciamento de diabetes

Quando alguém toma banaba, eles têm uma chance menor de desenvolver diabetes. As pessoas que já têm diabetes têm menor possibilidade de progressão da doença. 

Banaba Leaf é usado para ajudar a baixar o açúcar no sangue, ajudar a melhorar a resistência à insulina e reduzir o risco de diabetes tipo 2.

Eles também podem ver melhorias em seu prognóstico a longo prazo, bem como menos necessidade de medicamentos de insulina.

A atividade antidiabética de um extrato de Banaba foi examinada em um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology. Dez pacientes diabéticos tipo 2 receberam 32 mg ou 48 mg do produto diariamente durante 2 semanas. 

Os resultados mostraram uma diminuição de 30% nos níveis de glicose no sangue após as duas semanas.

Atividade antioxidante

Os antioxidantes são necessários para combater os efeitos nocivos do estresse oxidativo. Você os obtém comendo alimentos orgânicos naturais e suplementos que podem ser facilmente decompostos pelo corpo. 

As folhas de banaba leaf são uma dessas fontes ricas em antioxidantes. Devido ao seu alto teor de flavonoides, quercetina e ácidos elágicos, as folhas de banaba podem combater os danos dos radicais livres.

De fato, um estudo em ratos descobriu que 150 mg por kg de peso corporal de extrato de folha de banaba neutralizaram os radicais livres e outras espécies reativas enquanto regulavam os níveis de enzimas antioxidantes.

Reduz o risco de doenças cardíacas

O colesterol alto no sangue é um fator de risco chave para doenças cardíacas. Banaba é anti-hiperlipidêmico, o que significa que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. 

Estudos em animais e humanos sugerem que o ácido corosólico nas folhas de banaba podem ajudar  a diminuir os níveis de colesterol  e triglicerídeos no  sangue

É usado para ajudar a diminuir o colesterol total, o colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) e o colesterol de lipoproteína de baixa densidade HDL. 

Em um estudo de 10 semanas em 40 adultos com glicemia de jejum alterada, descobriu-se que uma combinação de folhas de banaba e extratos de açafrão reduziu os níveis de triglicerídeos em 35% e aumentou os níveis de colesterol HDL (bom) em 14%.

Leia também::: Licopeno para a saúde cardiovascular

Siga a orientação do profissional de saúde

Apesar dos benefícios que a Banaba Leaf proporciona ao corpo, é sempre importante deixar claro que qualquer suplementação deve seguir a orientação do profissional de saúde.

Isso se deve principalmente às particularidades de cada pessoa em relação à dosagem recomendada. Afinal, cada organismo é único, e assim também deve ser tratado quando se fala em suplementos.

Por fim, espero que tenha conhecido mais sobre a Banaba Leaf e como ela é boa para sua saúde cardiovascular. E para saber mais sobre suplementos para o coração, se inscreva no meu curso “Suplementação de A a Zinco” clicando no botão abaixo!