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Os benefícios da quercetina ainda não pouco conhecidos pela população em geral. Mas este flavonoide pode proporcionar muito mais saúde para o seu corpo em geral, incluindo o coração.

Você provavelmente já ingeriu este composto vegetal bioativo antes na forma de maçãs, cebolas ou chá, mas evidências crescentes sugerem que pode valer a pena suplementar. 

Inclusive, no artigo abaixo detalho os benefícios da quercetina e como ela pode ajudar na saúde do seu sistema cardiovascular. Confira!

O que é quercetina?

A quercetina é um pigmento que pertence a um grupo de compostos vegetais chamados flavonoides, que estão presentes em:

  • legumes
  • frutas
  • grãos
  • chá
  • vinho

Os efeitos benéficos de flavonoides como a quercetina vêm de sua capacidade de funcionar como antioxidantes dentro do seu corpo. Afinal, antioxidantes são compostos que podem se ligar e neutralizar os radicais livres.

Os radicais livres são moléculas instáveis ​​que podem causar danos celulares quando seus níveis se tornam muito altos. Os danos causados ​​pelos radicais livres têm sido associados a inúmeras condições crônicas, incluindo câncer, doenças cardíacas e diabetes.

A quercetina é o flavonoide mais abundante na dieta. Estima-se que uma pessoa consuma em média de 10-100 mg por dia através de várias fontes de alimentos.

Os alimentos que geralmente contêm quercetina incluem cebolas, maçãs, uvas, frutas vermelhas, brócolis, frutas cítricas, cerejas, chá verde, café, vinho tinto e alcaparras.

Também está disponível como suplemento, como forma de complementar o consumo da quercetina no organismo, já que nem sempre apenas fontes alimentares são capazes de suprir as necessidades diárias.

Mas, é preciso deixar claro que a suplementação deve sempre seguir a orientação de um profissional de saúde. Ele saberá indicar a dosagem ideal para cada pessoa, de acordo com suas necessidades únicas.

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Benefícios para o coração

Estima-se que 1 a cada 3 brasileiros tenha hipertensão arterial, a popular pressão alta. Ela é uma doença crônica não transmissível (DCNT) definida por níveis pressóricos, em que os benefícios do tratamento (não medicamentoso e/ou medicamentoso) superam os riscos.

E pesquisas sugerem que a quercetina pode ajudar a reduzir os níveis de pressão arterial. Em estudos em tubo de ensaio, o composto parecia ter um efeito relaxante nos vasos sanguíneos.

Quando camundongos com pressão alta receberam quercetina diariamente por 5 semanas, seus valores de pressão arterial sistólica e diastólica (os números superior e inferior) diminuíram em média 18% e 23%, respectivamente.

Da mesma forma, uma revisão de 9 estudos em humanos em 580 pessoas descobriu que tomar mais de 500 mg de quercetina em forma de suplemento diariamente reduziu a pressão arterial sistólica e diastólica em uma média de 5,8 mm Hg e 2,6 mm Hg, respectivamente.

Além disso, a quercetina inibe a oxidação do colesterol LDL. Embora o LDL seja geralmente associado a condições relacionadas ao coração, o LDL oxidado é a forma mais perigosa de colesterol. 

Além disso, ele desencadeia a inflamação e cada vez mais tem sido demonstrado que contribui para doenças vasculares, doenças cardíacas e derrames.

Outros benefícios potenciais

Aqui estão vários outros benefícios potenciais da quercetina:

Pode ajudar a combater o envelhecimento

Pesquisas em tubo de ensaio e em animais sugerem que a quercetina pode ajudar a rejuvenescer ou eliminar células envelhecidas e reduzir marcadores de envelhecimento. No entanto, mais pesquisas humanas são necessárias.

Pode ajudar no desempenho do exercício

Por exemplo, uma revisão de 11 estudos em humanos descobriu que tomar quercetina pode melhorar ligeiramente o desempenho do exercício de resistência.

Pode ajudar no controle do açúcar no sangue

Pesquisas em humanos e animais indicam que o composto pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum e proteger contra complicações do diabetes.

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Tenha mais saúde cardiovascular

A quercetina é um antioxidante flavonoide presente em vários alimentos vegetais e também está disponível como suplemento.

Além disso, a ingestão regular demonstrou melhorar a saúde do coração, combater a inflamação, prevenir infecções, proteger o cérebro contra condições neurológicas, inibir as células cancerígenas, e combater a inflamação.

Embora você possa atender a todas as suas necessidades através da alimentação, as pessoas ainda optam por tomar um suplemento, que ainda é uma boa alternativa. 

Mas mesmo nesse caso, você ainda deve consultar seu médico para ver se um suplemento de quercetina é algo que você pode tomar com segurança.

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