You are currently viewing Como verificar sua própria frequência cardíaca?

Sua frequência cardíaca é o número de vezes que seu coração bate em cada minuto, normalmente entre 60 e 100 para adultos. 

Seu pulso é uma maneira de sentir cada vez que seu coração bate. Medir sua frequência cardíaca ajuda a monitorar sua própria saúde e saber se você está se exercitando no nível certo para obter o máximo de benefícios para sua saúde.

No artigo abaixo, explico mais o que é a frequência cardíaca, e como você pode fazer a medição para acompanhar a saúde do seu coração. Vamos conferir?

O que é uma frequência cardíaca normal

A frequência cardíaca normal para adultos é normalmente de 60 a 100 batimentos por minuto. Uma pulsação inferior a 60 batimentos por minuto é considerada bradicardia (“coração lento”) e uma frequência superior a 100 batimentos por minuto é denominada taquicardia (“coração acelerado”). 

Existem alguns especialistas que acreditam que uma frequência cardíaca ideal em repouso está perto de 50 a 70 batimentos por minuto. Independentemente do que seja considerado normal, é importante reconhecer que uma pulsação saudável varia de acordo com a situação.

Entre as pessoas saudáveis, uma frequência cardíaca mais lenta pode ser devida a estar fisicamente em forma, a um medicamento ou a padrões de sono. 

No entanto, uma pulsação mais lenta pode indicar um sinal de doença, incluindo doenças cardíacas, certas infecções, níveis elevados de potássio no sangue ou tireoide subativa.

Por outro lado, uma taxa rápida em pessoas saudáveis ​​pode ser porque elas estão se exercitando, nervosas ou excitadas, usando um estimulante ou estão grávidas. 

As condições de saúde associadas a uma frequência cardíaca acelerada incluem a maioria das infecções ou praticamente qualquer causa de febre, problemas cardíacos, certos medicamentos, níveis baixos de potássio no sangue, glândula tireoide hiperativa ou muitos medicamentos para a tireoide, anemia ou asma ou outro problema respiratório.

Ao monitorar sua pulsação, você pode ajudar a rastrear tendências e padrões que são pessoais para você.

Leia também::: Insônia tem relação com as doenças do coração?

Qual é a sua frequência cardíaca?

Frequência cardíaca é o número de vezes que seu coração bate em um minuto. As taxas de pulso variam de pessoa para pessoa. 

Cada pulso é quando seu coração bate. Ou seja, seu pulso fica mais baixo quando você está em repouso e aumenta quando você se exercita (mais sangue rico em oxigênio é necessário para o corpo quando você se exercita ). 

Como medir seu pulso:

  • Coloque as pontas do indicador, segundo e terceiro dedo na palma do outro pulso, abaixo da base do polegar. 
  • Ou coloque as pontas dos dedos indicador e médio na parte inferior do pescoço, em qualquer um dos lados da traqueia.
  • Pressione levemente com os dedos até sentir o sangue pulsando sob seus dedos. Você pode precisar mover os dedos ligeiramente para cima ou para baixo até sentir a pulsação.
  • Use um relógio com ponteiro de segundos ou olhe para um relógio com ponteiro de segundos.
  • Conte as batidas que você sente por 10 segundos. Multiplique esse número por seis para obter sua frequência cardíaca (pulso) por minuto.

Para obter a leitura mais precisa, você pode querer repetir algumas vezes e usar a média dos três valores. Para uma medição de pulsação em repouso, você também deve seguir estas etapas:

  • Não meça sua frequência cardíaca dentro de uma a duas horas após o exercício ou um evento estressante. Sua frequência cardíaca pode permanecer elevada após atividades extenuantes.
  • Espere uma hora após consumir cafeína, que pode causar palpitações cardíacas e aumentar sua pulsação.
  • Não faça a leitura depois de ficar sentado ou em pé por um longo período, o que pode afetar os resultados

A tecnologia como aliada

Você também pode usar diferentes tipos de monitores de frequência cardíaca para verificar sua pulsação. 

Mas esteja ciente de que a maioria não foi submetida a testes independentes de precisão. Ainda, uma opção é um relógio fitness digital. O sensor detecta seu pulso eletronicamente e envia os dados para o relógio de pulso, que exibe sua pulsação. 

Vários aplicativos de smartphone para verificar sua pulsação também estão disponíveis. A saber, para a maioria deles, você coloca o dedo na lente da câmera do telefone, que detecta mudanças de cor em seu dedo cada vez que seu coração bate.

Além disso, esteiras, aparelhos elípticos e outros equipamentos de exercícios encontrados em academias de ginástica costumam apresentar monitores de frequência cardíaca de punho. 

Quando ver um médico

Uma pulsação consistentemente baixa é chamada de bradicardia. Mas em jovens adultos saudáveis ​​ou atletas treinados, uma pulsação baixa sem outros sintomas geralmente é o sinal de um músculo cardíaco muito saudável.

No entanto, uma frequência cardíaca baixa pode ser um sinal de um sério problema latente. Por exemplo, se sua frequência cardíaca estiver abaixo de 60 bpm e você estiver sentindo dor no peito, ligue para o serviço de emergência ou vá imediatamente ao pronto-socorro. Se você estiver sentindo tonturas, fraqueza, desmaios ou outros sintomas preocupantes, chame um médico.

Uma pulsação consistentemente alta (acima de 100 bpm em repouso) é conhecida como taquicardia. É normal ter uma frequência cardíaca elevada quando você está se exercitando, estressado, ansioso, doente ou consumido cafeína.

Não é normal ter uma frequência cardíaca acima de 100 bpm quando você está descansando, especialmente se você também estiver enfrentando:

  • tontura
  • fraqueza
  • dor de cabeça
  • palpitações
  • ansiedade repentina
  • dor no peito

Se você estiver tendo esses sintomas, procure seu médico imediatamente.

Leia também::: Quais sintomas da má circulação que não devem ser ignorados?

Cuide do seu coração

Existem métodos simples para verificar sua pulsação que você pode realizar em casa. Pode ser útil saber sua frequência cardíaca em repouso como um indicador da saúde do seu coração.

Você também pode maximizar sua rotina de exercícios, conhecendo sua meta de pulsação e a verificando durante o exercício.

Mas há ocasiões em que uma frequência cardíaca alta ou baixa acompanhada de outros sintomas é um sinal de um problema subjacente sério. 

Por isso, é fundamental conhecer sua frequência cardíaca e estar atento a outros sinais associados. E para mais dicas e informações sobre saúde do coração, siga também meu canal do Youtube!