Existe cura para a pressão alta?

A cura para a pressão alta é algo bastante discutido, com algumas pessoas dizendo que é possível, outras que não. Enfim, o fato é que realmente não é possível curar a pressão alta, mas com algumas mudanças no estilo de vida, é possível fazer sua remissão ou controle.

O estilo de vida desempenha um papel importante no tratamento da hipertensão. Se você controlar com sucesso sua pressão arterial com um estilo de vida saudável, poderá evitar, fazer a remissão, ou ter o controle da sua pressão arterial.

Mas isso é um processo que requer disciplina e foco na mudança do estilo de vida. Para ajudar a você a entender um pouco mais sobre como isso pode impactar no seu estilo de vida, separei algumas informações que apresento abaixo.

O que é a hipertensão?

A pressão alta (hipertensão) é uma condição comum em que a força de longo prazo do sangue contra as paredes das artérias é alta o suficiente para causar problemas de saúde, como doenças cardíacas.

A pressão arterial é determinada pela quantidade de sangue bombeada pelo coração e pela quantidade de resistência ao fluxo sanguíneo nas artérias. Quanto mais sangue seu coração bombear e quanto mais estreitas suas artérias, mais alta será sua pressão arterial. A leitura da pressão arterial é dada em milímetros de mercúrio (mm Hg). Tem dois números.

  • Número superior (pressão sistólica). O primeiro número, ou superior, mede a pressão nas artérias quando o coração bate.
  • Número inferior (pressão diastólica). O segundo número, ou menor, mede a pressão nas artérias entre os batimentos.

Você pode ter hipertensão por anos sem quaisquer sintomas. A hipertensão não controlada aumenta o risco de problemas de saúde graves, incluindo ataque cardíaco e derrame. 

Felizmente, a hipertensão pode ser facilmente detectada. E depois de saber que tem hipertensão, você pode trabalhar com seu médico para controlá-la.

Perca quilos extras e observe sua cintura

A pressão arterial geralmente sobe com o aumento do peso. O excesso de peso também pode causar distúrbios respiratórios durante o sono (apnéia do sono), o que aumenta ainda mais a pressão arterial.

A perda de peso é uma das mudanças de estilo de vida mais eficazes para controlar a pressão arterial. Perder até mesmo uma pequena quantidade de peso se você estiver com sobrepeso ou obeso pode ajudar a reduzir sua pressão arterial. 

Em geral, você pode reduzir sua pressão arterial em cerca de 5 a 20 milímetro de mercúrio (mm Hg) a cada 10 quilos de peso que perde.

Faça atividades físicas regulares

A atividade física regular — como 150 minutos por semana, ou cerca de 30 minutos na maioria dos dias da semana — pode baixar sua pressão arterial em cerca de 4 a 9 mm Hg se você tiver hipertensão. 

É importante ser consistente porque, se você parar de se exercitar, sua pressão arterial poderá subir novamente.

Se você já tem hipertensão, a atividade física regular pode reduzi-la a níveis mais seguros.

Alguns exemplos de exercícios aeróbicos que você pode tentar incluem caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar ou dançar. 

Faça uma dieta saudável

Fazer uma dieta com maior tendência Mediterrânea, rica em grãos inteiros, frutas, vegetais, lacticínios e proteína de qualidade, pode reduzir a pressão arterial de 8 a 14 mm Hg se você tiver hipertensão. 

Mudar hábitos alimentares não é fácil, mas com estas dicas você pode adotar uma alimentação saudável:

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Mantenha um diário alimentar

Anotar o que você come, mesmo que por apenas uma semana, pode lançar uma luz surpreendente sobre seus verdadeiros hábitos alimentares. Monitore o que você come, quanto, quando e por quê.

Considere aumentar o potássio

O potássio pode diminuir os efeitos do sódio na pressão arterial. A melhor fonte de potássio são os alimentos, como frutas e vegetais, ao invés de suplementos. Converse com seu médico sobre o nível de potássio que é melhor para você.

Seja um comprador inteligente

Leia os rótulos dos alimentos quando fizer compras e siga seu plano de alimentação saudável também quando for jantar fora. E evite ao máximo alimentos industrializados e ultraprocessados.

Reduza o sódio em sua dieta

Mesmo uma pequena redução no sódio na dieta pode melhorar a saúde do coração e reduzir a pressão arterial em cerca de 2 a 8 mm Hg se você tiver hipertensão.

O efeito da ingestão de sódio na pressão arterial varia entre grupos de pessoas. Em geral, limite o sódio a 2.300 miligramas (mg) por dia ou menos. No entanto, uma ingestão de sódio em torno de 1.500 mg por dia, é a ideal para a maioria dos adultos.

Para diminuir o sódio em sua dieta, considere estas dicas:

Leia os rótulos dos alimentos

Se possível, escolha alternativas com baixo teor de sódio dos alimentos e bebidas que você normalmente compra.

Coma menos alimentos processados

Apenas uma pequena quantidade de sódio ocorre naturalmente nos alimentos. A maior parte do sódio é adicionada durante o processamento.

Não exagere no sal

Apenas 1 colher de chá rasa de sal contém 2.300 mg de sódio. Use ervas ou especiarias para adicionar sabor à sua comida.

Faça isso com facilidade

Se você acha que não pode reduzir drasticamente o sódio em sua dieta repentinamente, diminua gradualmente. Seu paladar se ajustará com o tempo.

Limite a quantidade de álcool que você bebe

Beber bebidas alcoólicas é outra forma de reduzir sua pressão arterial. Ter maior controle, ou parar totalmente, pode fazer a pressão arterial reduzir de 2 a 4 mm Hg. 

Beber mais do que quantidades moderadas de álcool pode, na verdade, aumentar a pressão arterial em vários pontos. Também pode reduzir a eficácia dos medicamentos para pressão arterial.

Leia também::: Qual a relação entre coenzima Q10 e saúde cardiovascular?

Pressão alta não tem cura!

Como disse lá no início, dizer que a hipertensão tem cura é uma grande inverdade. O que podemos fazer, seguindo as dicas acima, é a remissão ou o controle da pressão arterial.

Por exemplo, apenas somando a média da redução da pressão arterial seguindo o estilo de vida que mostrei acima, podemos reduzir até 40 mm Hg.

Isso significa que se o indivíduo tiver uma pressão de 16×8, será possível fazer sua pressão arterial reduzir para 12×8. Claro que desde que ele faça tudo o que foi listado.

Com o estilo de vida saudável é possível fazer a remissão da hipertensão. Cuidando da sua saúde você terá enormes benefícios.

Mas nunca deixe de tomar seu medicamento receitado pelo médico sem o conhecimento dele. Todo processo exige esse acompanhamento profissional, e com o tempo será observado ou não se os medicamentos poderão ser reduzidos ou totalmente retirados.

E importante também frisar que há algumas exceções. Ou seja, em alguns pacientes, mesmo a mudança no estilo de vida talvez não seja suficiente para a remissão da hipertensão, principalmente naqueles casos chamados de secundária ou refratária.

Portanto, se você sofre de pressão alta, mude seu estilo de vida. Dessa forma, além de você ter melhor qualidade de vida, poderá até mesmo reduzir a quantidade de remédios que toma, ou em alguns casos, sequer precisar deles.

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E lembre-se sempre: NÃO BRINQUE COM O SEU CORAÇÃO ❤!!