You are currently viewing HDL: o bom colesterol, como ele age no organismo?

As funções do colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL), o popular bom colesterol, ajudam a eliminar as gorduras da corrente sanguínea. 

E é por isso que leva esse nome de “bom”, em comparação com o de lipoproteína de baixa densidade (LDL), que é conhecido como o tipo “ruim”. Esse colesterol é de alta densidade e por isso age como uma vassoura em nossa corrente sanguínea .

Para falar como o HDL é produzido e como ele age no organismo, preparei esse artigo repleto de informações para você aprofundar seu conhecimento. Confira!

Tipos e função

O colesterol é um tipo de gordura cerosa criada pelo fígado ou introduzida no corpo através dos alimentos que ingerimos. Ele é necessário ao corpo para produzir novas células. Muito, entretanto, pode ser uma coisa ruim. 

Quer seja feito pelo fígado ou pela dieta, o colesterol circula pelo sangue ligado às lipoproteínas. As lipoproteínas de alta densidade carregam mais moléculas de gordura do que as lipoproteínas de baixa densidade.

O LDL é visto como a versão “ruim” dessa substância, pois carrega o colesterol para as paredes das artérias, depositando gordura onde ele não pertence. 

Isso pode resultar em placas que fazem com que suas artérias se estreitem e fiquem mais rígidas — uma condição chamada aterosclerose.

Pedaços dessas placas podem cair ou coágulos sanguíneos podem se formar em seus vasos estreitados. Esses coágulos podem causar um ataque cardíaco ou derrame.

O HDL, por outro lado, é considerado “bom” porque ajuda a eliminar as gorduras da corrente sanguínea, devolvendo essas moléculas ao fígado, onde são removidas como resíduos. 

O HDL pode até ajudar a limpar alguns dos depósitos de gordura deixados nas paredes das artérias.

O colesterol não é ruim, a menos que haja muito ou você tenha o equilíbrio incorreto. 

Produção de colesterol

Os colesteróis e os triglicéridos são os dois principais tipos de gorduras (lípidos) do corpo. Os colesteróis são encontrados apenas em produtos de origem animal ou são produzidos pelo fígado.

Em um indivíduo saudável, o fígado produz todo o colesterol de que você precisa para manter o funcionamento normal do corpo. Se você consumir muitas gorduras em sua dieta, seu colesterol pode aumentar muito.

Os triglicerídeos podem aumentar se você comer muito açúcar, beber muito álcool ou consumir muita gordura ou calorias em geral. 

Eles também podem aumentar se você tiver diabetes não controlado ou tomar certos medicamentos. Conforme os triglicerídeos entram no corpo, o colesterol os transporta pela corrente sanguínea.

Leia também::: Qual é a relação entre pressão alta e colesterol?

Por que o HDL é bom?

O colesterol HDL é bom porque ajuda a mover o colesterol extra pelo corpo, evitando que se acumule nas paredes das artérias. O ideal é que você tenha um equilíbrio, com níveis mais baixos LDL e níveis mais altos de HDL.

Aqui estão os níveis recomendados de lipídios no sangue medidos em miligramas por decilitro (mg / dL). 

  • Colesterol total: abaixo de 200 mg / dL
  • Triglicerídeos totais: abaixo de 150 mg / dL
  • Colesterol LDL: abaixo de 130 mg / dL para indivíduos saudáveis, ou abaixo de 100 mg / dL para doenças cardíacas ou dos vasos sanguíneos, ou para aqueles com total alto
  • Colesterol HDL: mais de 45 mg / dL para homens ou mais de 55 mg / dL para mulheres

Se seus níveis de colesterol estiverem desequilibrados, você pode fazer mudanças no estilo de vida ou tomar medicamentos para ajudar. Estes incluem: 

  • Evitando gorduras trans
  • Reduzindo o consumo de gorduras saturadas
  • Praticar mais exercício
  • Parar de fumar

Quando as mudanças no estilo de vida não são suficientes para manter o HDL sob controle, o médico pode prescrever medicamentos que diminuem o LDL, que é o “ruim”.

Cuide do seu bom colesterol

O HDL é algo que seu corpo fabrica e precisa para criar células. E como tudo na vida, quando é demais não é bom. 

Se seus níveis precisam ser corrigidos, dieta e exercícios são as melhores opções, mas seu médico também pode prescrever medicamentos que podem ajudar.

Dessa forma, é possível ter uma boa qualidade de vida e você pode aproveitar os melhores momentos sempre com a melhor disposição! E para saber mais sobre o bom colesterol, confira o vídeo que produzi para meu canal no Youtube.