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O licopeno é um composto natural encontrado em muitos alimentos. Ele é carotenoide, que são pigmentos naturais que dão cor às plantas, frutas e vegetais. Além disso, o licopeno é ótimo para a saúde cardiovascular 

Como um carotenoide vermelho, o licopeno é amplamente encontrado em frutas e vegetais vermelhos e rosa. É conhecido como um dos antioxidantes naturais mais poderosos e fácil adicionar à sua dieta através de alimentos frescos.

Para explicar mais sobre todos os benefícios do licopeno para a saúde, preparei o artigo abaixo e que você pode conferir agora mesmo!

O que é o licopeno?

O licopeno é um carotenoide – uma família de pigmentos que dá às frutas e vegetais sua coloração vermelha, laranja e amarela brilhante. 

O licopeno também é um poderoso antioxidante que elimina os radicais livres perigosos que podem danificar o DNA e outras estruturas celulares frágeis.

A forma da molécula de licopeno a torna muito eficaz para extinguir os radicais livres. Pesquisas mostraram que uma dieta rica em alimentos contendo licopeno pode ajudar a diminuir o risco de câncer de próstata e outros. 

Agora, em um relatório publicado na revista Neurology, uma equipe de pesquisadores finlandeses associou os níveis de licopeno no sangue à proteção contra derrames. 

Mas eles fizeram essa conexão depois de seguir mais de mil homens de meia-idade por 12 anos. Ou seja, homens com maiores quantidades de licopeno no sangue tiveram uma chance 55% menor de ter qualquer tipo de derrame. 

A ligação do licopeno foi ainda mais forte (59%) quando se trata de proteger contra derrames devido a coágulos sanguíneos (o tipo mais comum).

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Outros benefícios do licopeno

Além de sua capacidade de atacar os radicais livres, o licopeno também pode reduzir a inflamação e o colesterol, melhorar a função imunológica e impedir a coagulação do sangue. 

Uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition descobriu que, além de suas propriedades antioxidantes, o licopeno pode ter a capacidade de reduzir o colesterol LDL (ruim) enquanto aumenta os níveis de colesterol HDL (bom). 

Além disso, também pode haver uma conexão com aqueles que têm maiores quantidades de licopeno em seus tecidos e menor risco de infarto, artérias bloqueadas ou entupidas, pressão arterial mais baixa e outras doenças cardiovasculares.

Por exemplo, estudo publicado na revista Atherosclerosis mostrou que o aumento nos níveis séricos de licopeno, através de sua suplementação, reduz o estresse oxidativo e melhora função endotelial em homens saudáveis.

O consumo de licopeno a longo prazo também está relacionado à prevenção do câncer de pele. Aliás, estudos mostram que as pessoas que incluíram pasta de tomate em sua dieta diariamente sofreram até 40% menos danos à pele ultravioleta (UV) da luz solar do que aqueles que não o fizeram.

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Dosagem recomendada

O licopeno que vem de fontes alimentares não tem uma quantidade de ingestão recomendada. A pessoa média consome aproximadamente 2 miligramas (mg) por dia em sua dieta. 

O ideal neste caso é fazer a suplementação de licopeno, mas para isso você deve consultar um profissional de saúde. Somente ele, por meio de uma ampla análise de seu histórico médico e estilo de vida saberá indicar a dosagem correta para suas necessidades.

Embora obter licopeno de sua dieta seja o caminho mais fácil, é importante certificar-se de que você está comendo frutas e vegetais suficientes com licopeno para obter os benefícios à saúde que ele apresenta.

Por fim, espero que tenham compreendido a importância do licopeno para a saúde e, para conhecer outros suplementos benéficos para a saúde cardiovascular, se inscreva no meu curso “Suplementação de A a Zinco”. É só clicar no botão abaixo!