You are currently viewing A ligação entre a disfunção erétil e a saúde do coração

Você sabia que a disfunção erétil pode ser um sinal de alerta precoce de problemas cardíacos atuais ou futuros?

Da mesma forma, se você tem doença cardíaca, receber o tratamento certo pode ajudar na disfunção erétil. Isso ocorre porque há uma estreita ligação entre a disfunção erétil e a saúde cardiovascular.

E se você sofre com problemas de ereção, não há problema algum em buscar o tratamento adequado para isso. Inclusive, estima-se que cerca de 15 milhões de brasileiros sofram com este problema, que impacta diretamente na sua autoestima.

Para falar mais sobre a ligação entre a disfunção erétil e o coração, preparei o artigo com informações que considero bastante úteis. Confira!

O que é Disfunção Erétil

A disfunção erétil é a incapacidade de obter e manter uma ereção adequada para a relação sexual. Também é conhecido como impotência e não é uma parte normal do envelhecimento, como muitos acreditam. 

A saber, a disfunção erétil é um distúrbio que é frequentemente associado a uma condição subjacente, seja física ou mental. 

Uma coisa a notar é que a disfunção erétil não é a mesma coisa que a ejaculação precoce. Mas também é diferente de qualquer problema de infertilidade masculina ou redução da libido. 

Todos esses problemas geralmente resultam de uma condição comum, mas exigem atenção separada.

Embora quase todos os homens tenham algum tipo de disfunção erétil a curto prazo, ela afeta cerca de 1 em cada 10 homens adultos a longo prazo. 

Problemas de curto prazo que envolvem a incapacidade de obter uma ereção, por exemplo, geralmente são causados ​​pelo consumo de álcool, uso de drogas, estresse ou mesmo fadiga. 

Leia também::: Café pode reduzir o risco de insuficiência cardíaca?

Quais as principais causas da disfunção erétil?

Como mencionei, a disfunção erétil é causada por um ou mais problemas físicos ou psicológicos. 

Para que seja definida como disfunção erétil, certas condições devem ocorrer. Ou seja, as ereções são causadas por uma combinação de função peniana, circulação e estimulação neural. 

Mas quando um ou mais destes são interrompidos, o resultado é disfunção. Algumas condições que podem causar disfunção erétil incluem:

  • Doenças Vasculares
  • Diabetes
  • Doença renal
  • Doenças Neurológicas
  • Câncer de próstata
  • Fatores psicológicos
  • Lesão no pênis
  • Doença crônica
  • Doença de Peyronie
  • Dano do nervo do priapismo
  • Operações cirúrgicas
  • Vazamentos venosos
  • Uso do tabaco
  • Uso de drogas
  • Consumo de álcool

Como está ligado ao coração?

Seu corpo digere os alimentos e os decompõe em componentes menores. Alguns alimentos contribuem para o funcionamento saudável, enquanto outros levam a problemas. 

Os fatores de risco clássicos para infarto, como hipertensão, por exemplo, pode criar acúmulo de placas nas artérias do corpo. Além disso, à medida que isso se torna mais grave, a placa pode endurecer os vasos sanguíneos, tornando-os espessos e rígidos. Isso chama-se aterosclerose.

Embora alguns níveis de colesterol sejam saudáveis, quando consumidos em excesso de alimentos não saudáveis, podem levar a doenças vasculares e cardíacas. 

A doença cardíaca restringe o fluxo sanguíneo para as extremidades e compromete as funções dos vasos sanguíneos. 

Como as ereções dependem de um fluxo sanguíneo forte e saudável, é compreensível que haja uma ligação entre os dois. 

Por exemplo, uma ereção ocorre quando o sangue flui para o pênis devido à estimulação mental ou física. Este sangue enche os vasos e incha, causando um endurecimento do eixo peniano. 

Mas quando há uma interferência nesse fluxo sanguíneo, seja por acúmulo de placa (aterosclerose) ou disfunção endotelial, ocorrem problemas.

Sinal de doença cardíaca

A ligação entre a disfunção erétil e a saúde do coração é tão forte que a disfunção erétil é se liga a um sinal precoce de doença cardíaca. 

Aliás, a disfunção endotelial, uma condição em que os vasos sanguíneos não podem se dilatar adequadamente, é um dos primeiros estágios da doença coronariana e geralmente afeta primeiro os vasos sanguíneos do pênis. 

Embora muitos homens considerem a disfunção erétil um assunto embaraçoso, encontrar um médico com o qual você se sinta confortável é essencial para detectar qualquer problema desde o início. 

Por isso, certifique-se de comunicar claramente todos e quaisquer sintomas durante a sua visita para obter o tratamento adequado necessário para superar a disfunção erétil e ver se ela não está relacionada a alguma doença cardíaca.

Leia também::: Carne grelhada em excesso pode fazer mal ao coração?

Cuide do seu coração

Embora existam muitas maneiras de tratar a disfunção erétil, se a causa for por doença cardíaca, seu médico pode recomendar planos de tratamento mais direcionados. 

Mas a melhor coisa que você pode fazer hoje é começar a fazer mudanças no estilo de vida. Pequenas mudanças em sua dieta e exercícios físicos podem criar grandes impactos em sua saúde a longo prazo. 

O primeiro passo é parar de fumar e reduzir o uso de álcool. Em seguida, reavalie sua dieta e tente comer refeições nutritivamente equilibradas. 

Tente aumentar seus níveis de atividade física e adicionar treinamento de força aos seus exercícios aeróbicos. Dessa forma, seu coração ficará mais fortalecido e você também terá muito mais saúde!

Por fim, espero que tenha compreendido a relação entre disfunção erétil e saúde do coração. E caso queira muito mais dicas e informações, acesse e se inscreva no meu canal do Youtube! E lembre-se: NÃO BRINQUE COM SEU CORAÇÃO!♥