You are currently viewing O que causa placas nas artérias?

Os ateromas, que são popularmente conhecidas como placas nas artérias, são os principais responsáveis por infartos, AVCs e embolias. E por isso, evitar seu surgimento é uma medida que toda pessoa deve ter.

Os ateromas podem ocorrer em qualquer artéria, mas são mais perigosos nas médias a grandes do coração, braços, pernas, cérebro, pelve e rins. Em geral, eles vão se acumulando ao longo de muitos anos e algumas vezes começam já na infância.

A placa é uma substância pegajosa feita de gordura, lipídios, hidratos de carbono, cálcio, ou tecido fibroso. À medida que a placa se acumula, suas artérias ficam duras e estreitas, sofrendo uma degeneração das artérias que passa a ser chamada de ateromatose, ou aterosclerose.

Para explicar de forma mais detalhada como se formam as placas nas artérias, preparei o artigo abaixo. Siga a leitura e confira também como evitar este sério problema ao sistema cardiovascular!

Como se formam as placas nas artérias?

As placas nas artérias consistem em depósitos de gordura que se acumulam nas paredes desses vasos sanguíneos. 

Com o acúmulo de placa, as paredes das artérias endurecem e sua passagem se estreita, limitando o fluxo sanguíneo para outros órgãos e partes do corpo que precisam de oxigênio e sangue rico em nutrientes para funcionar. 

Isso resulta em uma condição conhecida como aterosclerose e pode levar a uma série de outras condições cardiovasculares graves. 

Ou seja, a placa consiste em diversos materiais e sua formação envolve um processo complexo no qual o colesterol pequeno e denso entra dentro das  paredes arteriais. Isso as faz engrossar, endurecer e estreitar. 

Leia também::: Licopeno para a saúde cardiovascular

O papel do colesterol

O colesterol é encontrado em todas as células do corpo. Além disso, desempenha um papel importante na produção de vitamina D, hormônios e substâncias que auxiliam na digestão dos alimentos. 

E como já mencionei diversas vezes, existem dois tipos de colesterol: 

  • as lipoproteínas de alta densidade (HDL, conhecido como o colesterol “bom”) levam o colesterol de outras partes do corpo de volta ao fígado, que o elimina do corpo. 
  • e as lipoproteínas de baixa densidade (LDL, o colesterol “ruim”) são responsáveis ​​por criar o acúmulo de placas nas artérias. Mas não todos os tipos de LDL, apenas o subtipo pequeno e denso!

Quando a placa se acumula nas artérias, o corpo responde enviando glóbulos brancos que tentam digerir o LDL pequeno, que então se transforma em toxinas e é oxidado. Mais e mais glóbulos brancos são atraídos para a área onde a mudança está ocorrendo, levando à inflamação na parede da artéria. 

Aumento

Esse processo faz com que as células musculares nas paredes das artérias aumentem rapidamente em número, formando uma cobertura sobre a placa mole. 

Mas se esta placa macia e perigosa se romper, pode formar um coágulo, impedindo o fluxo sanguíneo para órgãos e partes do corpo. 

A formação de placas devido ao colesterol pode ser causada por vários fatores, incluindo os seguintes:

  • Dieta: Alimentos ricos em gorduras trans e excesso de carboidratos simples refinado.
  • Peso: Estar acima do peso pode levar ao aumento dos níveis de triglicerídeos, bem como aumento do risco de doença cardíaca
  • Exercício: A atividade física diária ajuda a melhorar a qualidade do colesterol, e também diminui os triglicerídeos e aumenta o HDL
  • Idade e sexo: À medida que as pessoas envelhecem, os níveis de colesterol tendem a aumentar. Em mulheres na pós-menopausa, o LDL aumenta enquanto o HDL pode diminuir
  • Hereditariedade: Problemas de colesterol podem ocorrer em famílias. Os genes determinam quanto colesterol o corpo produz. Além de genes especificos que podem prejudicar a inflamação e a saúde do endotélio vascular.

Como evitar as placas nas artérias?

A melhor forma de se evitar as placas nas artérias é por meio da mudança no estilo de vida. Por exemplo, isso inclui uma alimentação saudável, removendo gorduras trans e hidrogenadas, reduzir o consumo nos carboidratos refinados, praticar atividades físicas regularmente, e adicionar alguns suplementos que favorecem sua saúde cardiovascular.

Um exemplo são as gorduras insaturadas, como o Ômega-3. Eles contêm colesterol HDL, que pode ajudar a tirar o colesterol ruim das artérias antes que ele se transforme em placa.

As gorduras insaturadas se encontram principalmente em plantas e peixes gordurosos. As fontes incluem:

  • abacate
  • azeitonas
  • nozes
  • alguns óleos vegetais, como o de oliva
  • peixes gordurosos, incluindo truta, arenque e salmão

Além disso, se indica a suplementação com Ômega-3, mas deve ser seguida a dosagem estabelecida por um profissional de saúde.

Leia também::: Qual é a conexão entre ansiedade e doenças cardíacas?

Cuide do seu coração

A remoção da placa das artérias não é um processo simples. Pode envolver procedimentos invasivos que podem afetar a qualidade de vida de uma pessoa.

Além disso, tomar medidas para prevenir ou retardar a formação de placas é a melhor maneira de evitar artérias entupidas em qualquer fase da vida. 

Mas seguir uma suplementação cardiovascular pode ajudar a evitar o surgimento de placas, além de fortalecer seu coração e sua saúde de forma geral.

Por fim, espero que tenham compreendido o que formam as placas nas artérias e, para aprender mais sobre a suplementação cardiovascular, clique no botão abaixo e conheça meu curso “Suplementação de A a Zinco”.