You are currently viewing O profissional da saúde precisa estar atualizado

O aprimoramento profissional é fundamental em qualquer área. E na saúde não é diferente, ou melhor, é ainda mais importante. Afinal de contas, essa área é muito dinâmica e cada vez mais os pacientes exigem mais dos profissionais.

Vemos cada dia novos estudos surgindo, novas abordagens e a descoberta de novos suplementos que podem contribuir para a melhora da saúde das pessoas.

Por isso, o profissional de saúde, seja ele médico, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiro, deve estar em constante atualização para oferecer sempre o melhor atendimento ao paciente.

A seguir, separei algumas dicas que considero fundamentais para a atualização profissional de quem atua na área da saúde. Vamos conferir?

Seja um profissional de saúde atualizado

Isso não significa estar em dia com os estudos. Isso é uma obrigação nossa. Quando falo em atualização é buscar novas alternativas para a saúde das pessoas.

Procurar entender sobre coisas que você não entende, mas que seu paciente tem conhecimento. Um exemplo são as suplementações.

Às vezes chegam pacientes no consultório sabendo mais que você sobre determinado ativo, determinado suplemento, e você precisa estar ao par dessas informações.

E quando o profissional não sabe, ele tenta diminuir esse conhecimento que o paciente traz, dizendo que tal suplemento não é bom, que não apresenta resultados, entre outras desculpas.

Isso pode ser um grande erro. Nos dias de hoje temos excelentes profissionais compartilhando conhecimento na Internet e, quando o médico menospreza algo que o paciente traz, pode estar menosprezando o colega profissional.

Por isso, esteja atento às novidades, vá além dos estudos. Procure por novas descobertas, novas abordagens e novos itens que adicionam mais qualidade de vida às pessoas.

Leia também::: Entenda a importância do tratamento individualizado

Dedique tempo ao paciente

Cada vez mais, a medicina deixou de ter como objetivo tratar doenças. Ela deve ser usada para dar mais qualidade de vida aos pacientes.

Lembrando sempre que saúde não é apenas a ausência de doenças. Ela envolve  todo o bem-estar físico e psicológico do paciente.

E a melhor forma de conseguir isso é tratando as causas das doenças, para evitar que elas voltem a acontecer.

Tratar apenas as consequências fará que seu paciente fique por um tempo saudável e, logo volte a apresentar os mesmos sintomas.

Por isso, é papel do profissional de saúde dedicar tempo ao paciente, aplicar uma medicina integrativa, e realizando uma anamnese completa.

Dessa forma será possível conhecer os hábitos, o estilo de vida, e o que pode ter desencadeado a doença. E atuar nessas questões, garantindo assim uma melhor qualidade de vida.

Empatia é fundamental

Quem deseja aprimoramento profissional também precisa conhecer uma palavra chamada empatia. E infelizmente, vemos alguns que ainda não a conhecem.

É saber ouvir o paciente, compreender suas dores que vão além do aspecto físico. É estar presente e ter empatia pelo que ele tem a dizer.

Muitas vezes o paciente lhe procura porque ele está com algum sofrimento, e menosprezar isso é terrível para quem está do outro lado.

Portanto, você que é profissional de saúde, pratique a empatia com seus pacientes. Ouça sempre o que eles tem a dizer com total foco.

Leia também::: Más práticas do profissional da saúde: reconheça e saiba o que fazer

Coloque-se no lugar do paciente

Por fim, coloque-se sempre no lugar do paciente. Se fosse você do outro lado, o que você esperaria do atendimento?

Por exemplo, imagine também que ali na sua frente está uma pessoa que é esposa ou marido de alguém, que tem filhos, tem namorado, tem pai e mãe. É um ser humano na sua frente e que precisa ser tratado da melhor  forma possível.

Essas são as dicas essenciais que dou para que o aprimoramento profissional para quem atua na área da saúde, mas que serve também para outras atividades.

Fique atento a quem está sua frente e dedique atenção. Assim você transmitirá mais confiança ao seu paciente e pode ter certeza que ele não lhe trocará por outro profissional.

Espero que tenha gostado do artigo sofre aprimoramento profissional para quem atua na área da saúde. E para mais dicas e informações, me segue lá no Youtube. No meu canal, estou sempre compartilhando muitas dicas e informações.

E lembre-se: NÃO BRINQUE COM SEU CORAÇÃO! ♥