You are currently viewing Quais sintomas da má circulação que não devem ser ignorados?

Você está constantemente com frio? Suas pernas incham quando você fica muito tempo em pé? Seus pés e mãos estão sempre dormentes? Esses podem ser sintomas de má circulação.

A má circulação é um problema bastante comum e sério. E saber reconhecer os sintomas é importante para se buscar tratamento médico.

Ela pode indicar também um problema de saúde mais amplo. Cada parte do corpo depende de um sistema circulatório saudável para manter a propriedade dos órgãos devidamente suprida com oxigênio. 

Infelizmente, a má circulação muitas vezes passa despercebida por muitos anos até que os sintomas ocorram, geralmente nos estágios finais da doença.

No artigo abaixo, apresento os principais sintomas da má circulação, para que você saiba os reconhecer e buscar ajuda. Vamos conferir?

Principais sintomas da má circulação

Os sintomas de má circulação podem não ser aparentes. No entanto, sejam os sintomas óbvios ou não, ela pode ser perigosa. A seguir estão os sintomas comuns de má circulação:

1. Dormência e formigamento nas extremidades

Um dos sintomas mais comuns de má circulação é dormência e formigamento nas mãos e nos pés.

Quando algo está restringindo o fluxo de sangue não chega às extremidades em quantidades suficientes, a pessoa também pode ter a sensação de alfinetes e agulhas.

2. Mãos e pés frios

A redução do fluxo sanguíneo faz com que as mãos e os pés sintam muito mais frio do que o resto do corpo.

Quando o sangue não consegue fluir em taxas saudáveis, isso pode levar a flutuações de temperatura na pele e nas terminações nervosas das mãos e dos pés.

3. Edema nas extremidades inferiores

A má circulação pode fazer com que o líquido se acumule em certas áreas do corpo. Isso é chamado de edema e geralmente ocorre nas pernas, tornozelos e pés.

Edema também pode ser um sinal de insuficiência cardíaca. Pode ocorrer quando o coração não consegue fazer circular um suprimento adequado de sangue por todo o corpo.

Leia também::: Sinais de alerta para a saúde do seu coração!

4. Disfunção cognitiva

A má circulação sanguínea pode afetar o funcionamento do cérebro, levando à perda de memória e dificuldade de concentração.

Estes e outros problemas cognitivos podem resultar de:

  • uma redução no fluxo de sangue para o cérebro
  • uma redução na quantidade de sangue bombeado por todo o corpo
  • certas mudanças na pressão arterial

5. Problemas digestivos

A digestão depende do fluxo sanguíneo e a má circulação pode estar ligada à matéria gordurosa que pode se acumular no revestimento dos vasos sanguíneos do abdômen.

Os problemas digestivos relacionados à redução do fluxo sanguíneo incluem:

  • dor abdominal
  • diarreia
  • fezes com sangue, prisão de ventre e cólicas

6. Fadiga

O fluxo sanguíneo insuficiente afeta os níveis de energia e pode causar fadiga. Além disso, o coração deve bater com mais força quando a circulação é ruim, o que pode levar a mais fadiga.

7. Dor nas articulações e cãibras musculares

A má circulação pode causar dores nas pernas, pés, braços e mãos. Mãos e pés frios podem doer ou latejar, especialmente quando começam a aquecer e o fluxo sanguíneo retorna.

A má circulação nas pernas e braços também pode causar dores nessas áreas, incluindo os músculos da panturrilha. Esse tipo de dor nas pernas costuma piorar quando você fica sentado ou em pé por longos períodos.

Além disso, quando o sangue não circula corretamente, o oxigênio e os nutrientes não chegam aos tecidos com eficácia, o que pode resultar em rigidez e cãibras.

8. Mudanças na cor da pele

Quando uma quantidade insuficiente de sangue arterial atinge os tecidos do corpo, a pele pode parecer pálida ou azulada. Se houver derramamento de sangue dos capilares, essas áreas podem aparecer roxas.

As seguintes áreas podem ficar descoloridas:

  • nariz
  • lábios
  • ouvidos
  • mamilos
  • mãos
  • pés

9. Úlceras de perna

A má circulação afeta a capacidade de cicatrização do corpo, o que pode causar úlceras nas pernas e nos pés.

As úlceras também podem se desenvolver quando o sangue se acumula nas veias das pernas, o que causa inchaço sob a pele.

10. Varizes

A má circulação faz com que as veias varicosas existentes se tornem visíveis. As veias varicosas dificultam o retorno do sangue ao coração. Eles também podem levar a sintomas como:

  • peso nas pernas
  • dores nas pernas
  • coceira
  • inchaço

As veias varicosas são comuns entre as pessoas que ficam em pé regularmente por longos períodos.

Leia também::: Meditação: benefícios para a saúde cardiovascular

Como melhorar a circulação sanguínea?

A má circulação sanguínea pode ser melhorada com dieta adequada e exercícios regulares. O exercício ajuda a movimentar o sangue pelo corpo e, portanto, ajuda a melhorar a circulação.

Manter-se hidratado é uma maneira fácil de melhorar a circulação. Você deve beber 35ml de água para cada quilo do seu corpo por dia. 

Eliminar os alimentos processados, gordura hidrogenada ou trans, ​​e comer mais grãos inteiros e vegetais é bom para a sua circulação e também para o resto do seu corpo. 

Mas controlar o estresse, não fumar e até mesmo receber massagens regulares pode ajudar a melhorar a circulação.

Além disso, é fundamental ter o acompanhamento médico caso você tenha problemas de má circulação. Somente ele saberá indicar o melhor tratamento para você.

Para mais dicas e muita informação sobre saúde cardiovascular, siga também também canal no Youtube. E lembre-se: NÃO BRINQUE COM SEU CORAÇÃO!❤