You are currently viewing Por que ficar sentado demais pode prejudicar a saúde do seu coração

O sedentarismo é um fator de risco para doenças cardíacas. Quanto mais você se senta, menos você se move, e quanto menos você se move, mais seu risco aumenta.

Para ser mais direto, sentar-se muito pode matá-lo, mesmo que você se exercite regularmente. 

Inclusive, estão surgindo evidências mostrando que ficar sentado por longos períodos de tempo pode ter um efeito negativo profundo em sua saúde e que impactam diretamente no seu coração.

Para saber mais sobre essa relação entre o sedentarismo e os riscos que ficar sentado muito tempo representa para o coração, confira o artigo que preparei abaixo!

Não fique muito tempo sentado

Um estudo publicado nos Annals of Internal Medicine encontrou evidências de que ficar sentado por longos períodos é um fator de risco para morte precoce. 

De acordo com o estudo, quanto mais tempo você fica sentado, maior o risco de morte precoce. Aqui estão algumas estatísticas do estudo:

  • Os participantes do estudo que ficaram sentados por mais de 13 horas por dia tiveram um risco de morte 200% maior do que os participantes que ficaram sentados por menos de 11 horas.
  • Quem se moveu mais e sentou menos (sentados menos de 30 minutos de cada vez) teve um risco 55% menor do que aqueles que se sentaram por 30 minutos ou mais de cada vez.
  • Os participantes que frequentemente ficavam sentados por mais de 90 minutos de cada vez tinham cerca de duas vezes mais chances de morrer do que aqueles que sempre limitavam seu tempo sentado a menos de 90 minutos de cada vez.

Outro estudo comparou motoristas de trânsito que ficam sentados a maior parte do tempo com condutores e guardas que estão em pé ou em movimento a maior parte do tempo. 

O estudo comparou pessoas com dietas semelhantes e descobriu que as pessoas que se sentavam muito tinham o dobro do risco de desenvolver doenças cardíacas do que as pessoas que se moviam muito.

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O que acontece quando você fica muito sentado?

Ficar sentado o dia todo pode ser muito prejudicial ao seu corpo. Aqui estão algumas das coisas que acontecem em seu corpo quando você passa muito tempo sentado:

  • O fluxo sanguíneo diminui, o que permite que os ácidos graxos se acumulem nos vasos sanguíneos. Isso pode levar a doenças cardíacas.
  • A capacidade do seu corpo de processar gorduras é diminuída. A lipase é uma enzima importante que seu corpo produz para quebrar a gordura no sangue. Quando você se senta, a produção de lipase do seu corpo cai cerca de 90%, o que torna muito difícil para o seu corpo usar gordura. Quando seu corpo não usa gordura, ela fica armazenada ou circulando.
  • Sentar-se pode levar à resistência à insulina, que pode causar diabetes tipo 2 e obesidade, dois fatores de risco para doenças cardíacas.
  • Quando você se senta regularmente por longos períodos de tempo, seus ossos ficam mais fracos e todo o seu sistema esquelético pode sofrer efeitos negativos, incluindo dor, esporões ósseos, inflamação e outros sintomas.
  • Quando você não usa seus músculos, eles podem perder força e a capacidade de suportar outros sistemas do corpo.
  • Pode afetar seu cérebro. O exercício desencadeia a produção de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), que aumenta os neurônios no cérebro. Também ajuda a combater os efeitos do cortisol (o hormônio do estresse). Assim, quando os estoques de BDNF diminuem, o cortisol aumenta, o que leva ao aumento do estresse. 
  • O fluxo sanguíneo para o cérebro também diminui quando você está sedentário, o que reduz a quantidade de oxigênio que seu cérebro recebe.

Efeitos na saúde

Pessoas que se sentam com muita frequência e por muito tempo podem ter uma infinidade de efeitos na saúde:

  • metabolismo lento
  • problemas de postura
  • lesões nas costas e coluna
  • síndrome metabólica
  • dor crônica
  • osteoartrite
  • obesidade
  • diabetes
  • aumento significativo do risco de doença cardíaca
  • aumento do risco de morte precoce

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Mande o sedentarismo para longe!

Como você pode ver, sentar pode levar a efeitos negativos em todo o corpo, incluindo o aumento do risco de doenças cardíacas.

A falta de exercício e o sedentarismo é um risco conhecido para doença arterial coronariana. 

Isso ocorre em parte porque um estilo de vida sedentário aumenta o risco de diabetes e pressão alta. 

A prática regular de atividade física pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, ajudando a controlar a pressão arterial e melhorar a qualidade do colesterol, regular os níveis de açúcar no sangue e manter um peso saudável. 

O exercício pode fortalecer seu coração. Ou seja, também há evidências de que pode ajudar a melhorar sua circulação e construir um “sistema de backup” de vasos sanguíneos que podem assumir o controle se uma de suas artérias estiver bloqueada por doença ou coágulo. Chamado de rede de circulação colateral.

Portanto, só porque seu trabalho exige que você se sente, não significa que você tenha que ficar sentado 10 horas por dia. 

Mas procure se levantar em intervalos regulares, movimente seu corpo, vá tomar água, ir ao banheiro. E também procure manter atividades físicas quando não estiver trabalhando.

Dessa forma, você mantém o sedentarismo bem longe e tenho certeza que seu coração vai agradecer! E para mais dicas e informações, me segue lá no meu canal do Youtube!