You are currently viewing Sinais de alerta para a saúde do seu coração!

Conhecer os sinais de alerta para a saúde do coração pode fazer toda a diferença se você estiver tendo um infarto. Isso permite uma avaliação e tratamento mais rápido!

E não adianta achar que isso é algo que nunca vai acontecer com você! Todos estamos suscetíveis e, por ano, cerca de 17 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardíacas no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Somente no Brasil, estamos falando de 360 mil casos! Ou seja, são números consideráveis e, a melhor forma de procurar ajuda imediatamente é conhecendo os sinais de alerta para a saúde do coração.

Abaixo, compartilho com vocês 7 sinais que considero bastante importantes. Vamos conferir?

1. Desconforto no peito

É o sinal mais comum de perigo para o coração. Se você tem uma artéria bloqueada ou está tendo um infarto, pode sentir dor, aperto ou pressão no peito.

E cada pessoa define essa sensação de uma forma diferente. Algumas pessoas dizem que é como se um elefante estivesse sentado em cima delas. Outras dizem que é como se estivesse beliscando ou queimando.

A sensação geralmente dura mais do que alguns minutos. Pode acontecer quando você está em repouso ou quando está fazendo alguma atividade física.

Leia também::: 5 dicas de estilo de vida para ter um coração forte

2. Náusea, indigestão, azia ou dor de estômago

Algumas pessoas apresentam esses sintomas durante um infarto. Eles podem até vomitar em alguns casos.

As mulheres têm maior probabilidade de relatar esse tipo de sintoma do que os homens.

Portanto, se você sentir esses sintomas e corre o risco de ter problemas cardíacos, procure um médico.

3. Dor que se espalha para o braço

Outro sintoma clássico de infarto do miocárdio é a dor que se irradia para o lado esquerdo do corpo.

Quase sempre começa no peito e se move em direção ao braço esquerdo, sem um motivo aparente. Pode ser mais um sinal de alerta para a saúde do seu coração.

4. Dor na garganta ou mandíbula

Por si só, a dor na garganta ou na mandíbula provavelmente não está relacionada ao coração. Pode ser causada por um problema muscular, um resfriado ou uma sinusite.

Mas se você sentir dor juntamente com pressão no centro do peito que se estende para a garganta ou mandíbula, pode ser um sinal de infarto. 

5. Você se cansa facilmente

Se você se sentir repentinamente cansado ou sem fôlego depois de fazer algo que não tinha problemas no passado — como subir escadas ou carregar sacolas no carro — marque uma consulta com seu médico.

Exaustão extrema ou fraqueza inexplicável, às vezes por dias a fio, podem ser sintomas de doenças cardíacas, especialmente para as mulheres.

6. Ronco

É normal roncar um pouco enquanto você dorme. Mas o ronco excepcionalmente alto que soa como um engasgo pode ser um sinal de apneia do sono. 

É quando você para de respirar por breves momentos, várias vezes à noite, enquanto ainda está dormindo. Isso coloca um estresse extra em seu coração.

Seu médico pode verificar se você precisa de um estudo do sono para ver se você tem essa condição. Se você fizer isso, pode ser necessário um aparelho de CPAP para suavizar sua respiração enquanto você dorme.

Leia também::: Entenda o impacto da apneia obstrutiva no sono na saúde cardiovascular

7. Suas pernas, pés e tornozelos estão inchados

Isso pode ser um sinal de que seu coração não bombeia o sangue com a eficácia que deveria, podendo ter como causa a insuficiência cardíaca.

Ela também pode tornar mais difícil para os rins removerem o excesso de água e sódio do corpo, o que pode causar inchaço.

Cuide do seu coração

Aprenda os sinais que podem indicar algum problema com a saúde do coração e lembre-se: mesmo que você não tenha certeza se é um infarto, procure um médico urgentemente se sentir alguns dos sintomas listados acima.

Minutos são importantes. A ação rápida pode salvar vidas! Por isso, ligue para a emergência da sua cidade, evitando que o pior possa vir a acontecer.

Espero que essas dicas com sinais de alerta para a saúde do seu coração sejam importantes. E para mais informações, siga também meu canal do Youtube! Tem sempre vídeo novo por lá!

E lembre-se: NÃO BRINQUE COM SEU CORAÇÃO! ♥