Conheça alguns sintomas de doenças do coração

Conhecer os sintomas de doenças do coração é útil e pode salvar vidas.

Saber ouvir o nosso corpo pode ser a chave para identificar sinais de que ele não  vai bem. Isso também vale para o nosso coração. Este órgão, responsável pela irrigação de diferentes sistemas e órgãos, é o verdadeiro motor da vida.

Cuidar bem do coração é essencial para manter o equilíbrio de todo o organismo. Assim como o motor de um carro dá sinais quando não vai bem, o coração também tem a sua maneira de comunicar esse recado.

Continue até o final para entender os principais sintomas de doenças do coração.

Atenção ao ronco

Os roncos vão muito além da inconveniência e do desconforto. Profissionais de saúde estão ligados na relação entre o ronco e as doenças do coração.

Essa condição está bastante relacionada ao endurecimento de várias artérias. Também pode ser sinal de uma fibrilação atrial, o que diminui o fluxo de sangue. Portanto, pode ser um sintoma de doença do coração. 

Inchaço nos pés e nas perdas

Você sabia que pés e pernas inchados podem indicar insuficiência cardíaca congestiva?

Sabemos que o inchaço pode ser um efeito de diversas reações no organismo. No entanto, você deve prestar atenção quando esse inchaço vier acompanhado de falta de ar após as atividades físicas ou enquanto tenta dormir.

Quando essa situação é persistente, o paciente precisa de uma avaliação cardíaca.

Tonturas e desmaios

Quem sofre com sensações de mal estar sem motivos como calor, queda de pressão ou má alimentação, podem indicar alterações nas válvulas do coração. Isso devido à diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro, o que causa esses sintomas.

Portanto, episódios frequentes de tonturas e desmaios devem ser investigados por um médico.

Dores nas pernas

Quando após uma corrida, caminhada ou qualquer outro esforço físico as pernas demoram a parar de doer, você deve ficar em alerta. Este pode ser um sinal de doença arterial periférica. Portadores desse sintoma correm maiores riscos de apresentar infarto ou AVC.

Diante dos sintomas acima, não hesite em procurar um médico de confiança.

Para saber tudo sobre a saúde do coração, convido você a conhecer meu Curso Forte Coração. Em um formato 100% on-line, eu e meu colega Dr. Victor Sorrentino explicamos tudo o que você precisa saber sobre a saúde do seu coração.

Conheça agora: Curso Forte Coração.

Até a próxima!